O zagueiro João Filipe foi contratado como solução emergencial para o setor para o São Paulo do técnico Adilson Batista no início de setembro. O jogador agradou tanto que virou titular absoluto, teve seu contrato ampliado e até ganhou apelido de ‘Blackenbauer’ (algo como a versão negra do capitão alemão do tri mundial Franz Beckenbauer) do treinador.
O êxito conquistado com a sequência de boas atuações fez a diretoria do São Paulo usar o zagueiro em qualquer discurso para justificar apostas em atletas desconhecidos. Mas com a chegada do técnico Emerson Leão, o beque (que completou 21 jogos e ainda não marcou gol) virou terceira opção na defesa
João Filipe até atuou de titular na derrota contra o Palmeiras no último domingo, mas como o zagueiro Xandão voltou a estar disponível após suspensão por cartão, ele deverá iniciar o clássico contra o Santos novamente na reserva.
O zagueiro caiu de produção junto com os seus companheiros de setor, mas foi o escolhido para ser sacado por Leão por ter uma característica que o irrita demais: as constantes subidas ao ataque adversário.
O jogo em que a birra de Leão com João Filipe começou foi na derrota para o Bahia, quando o zagueiro pediu para ser substituído alegando cansaço e foi cornetado pelo treinador. “O João Filipe cansou. Também não tem culpa. Só que eu peço para ficar na defesa, não tem que correr com a bola, é se estabelecer ali atrás”, reclamou após a partida.
Desde então, João Filipe se lesionou no tornozelo e ficou três partidas sem ser relacionado para se recuperar fisicamente. O zagueiro deu lugar a Xandão, e Leão gostou do desempenho do companheiro de setor.
Quando soube que não poderia contar com Xandão contra o Palmeiras, Leão até acenou escalar o novato Bruno Uvini ao invés de João Filipe, mas mudou de ideia com a seguinte justificativa. “Precisamos ter confiança nele. Precisamos prepará-lo. Para isso tem que estar sem dor nenhuma, com o físico perfeito e o gás em dia”.
Segundo o Datafolha, João Filipe perdeu três bolas e fez três faltas, além de ter acertado apenas 55,6% dos passes que deu contra o Palmeiras. O zagueiro não teve o desempenho na bola aérea aprovado por Leão, assim como o restante do time, que foi ineficaz em parar a melhor jogada de ataque do arquirrival na partida.
Descontente, Leão , sinalizou no coletivo, João Filipe foi uma das vítimas de suas trocas, assim como o lateral paraguaio Ivan Piris, numa mostra de que os dois não estão em boa fase com o treinador
0 comentários:
Postar um comentário